quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ENCONTROS CULTURAIS

Se há muito tempo abandonei as salas de cinema, não significa que deixei de gostar da sétima arte. Aliás, encontrei uma alternativa de ótima qualidade: os Encontros Culturais promovidos pelo professor Luiz Roberto Terron no programa da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP. Nem precisa dizer que os frequentadores adoram cinema. Nada de filmes comerciais. Nos Encontros Culturais, a programação é feita por temas e a seleção primorosa preparada a cada semestre pelo professor inclui o melhor do cinema mundial. Após a exibição do filme a plateia se reúne para um cafezinho amigo e retorna à sala para debater a obra exibida. Roteiro, música, interpretações, nada escapa a análises sérias ou divertidas dos participantes. Aliás, muitos tornaram-se amigos e frequentam concertos, teatro e exposições entre outras atividades culturais que São Paulo oferece. O ambiente é ótimo.
Muito difícil não apreciar a programação. Eu não gosto de filmes com crianças, mas se não fosse pelos Encontros Culturais, teria perdido ótimas produções como “Uma Viagem Extraordinária” (2014), de Jean-Pierre Jeunet, e “Dublê de Anjo” (2006), de Tarsem Singh. Ano passado foi a vez dos sonhos, contos, lendas, fantasias e a realidade. Uma viagem fantástica através de grandes diretores e entre eles Pablo Beger e sua extraordinária “Branca de Neve” (2012). E foi nos Encontros que, finalmente, assisti ao belíssimo “Berry Lyndon” (1975), de Stanley Kubrick. 
Este semestre promete: vamos ver “As profissões em filmes”, obras de diretores de diversos países – entre os quais China, Tajiquistão, Itália, Polônia, Estados Unidos, Rússia, Índia e Croácia.
Os Encontros Culturais realizam-se há 11 anos com sala lotada. Há alguns faltosos, como eu, mas por motivos justificáveis. Há renovação, naturalmente, e os neófitos logo se tornam adeptos de carteirinha (embora não seja necessário ter uma).
Únicas exigências para participar do programa: ter mais de 60 anos. Inscrições por e-mail. São apenas 45 vagas. Os Encontros acontecerão no período de 7 de março a 4 de julho, às quartas-feiras à tarde Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica – Conjunto das Químicas – Bloco 22, no Campus Butantã.
Visite o site para conhecer a programação completa da Universidade Aberta à Terceira Idade:

2 comentários:

Amante da Música disse...

Hilda, muito obrigado pelo belo texto. Achei interessante seus comentários pessoais (sobre o que gosta, ou não, ou o que passou a gostar). Sou guloso, não recuso a experimentar nenhuma iguaria da cozinha mundial. Acho que essa postura gastronômica contaminou meu gosto cinematográfico: assisto de tudo. Assim como tenho algumas reservas (poucas) quanto a comidas, tenho-as quanto a cinema: alguns gêneros não me atraem o suficiente. Mas acredito que dá para levar o curso com o que gosto. Tenho que revelar o seguinte: gosto muito dos seus textos e aprecio bastante quando você está junto a nós, no curso. Um abraço. Terron

Hilda Araújo disse...

Muito obrigada, professor. Frequentar os Encontros Culturais é um privilégio. Um abraço. Hilda.