terça-feira, 12 de novembro de 2019

ENTRE O ROCK E O REGGAE


E por falar em Maria Berdelli e Ermanno Siffredi, eles fizeram em 1963 o projeto do Centro Comercial Grandes Galerias, que há alguns anos todo mundo conhece como a GALERIA DO ROCK.  Na minha modestíssima opinião, a mais bonita de todas. Uma claraboia garante a entrada de luz natural através de espaços ovais entre os andares. O piso nas cores cinza, marrom e rosa claro, criado por Bramante Buffoni, tem um papel de destaque no conjunto: o desenho muda a cada andar, formando um jogo para quem observa a galeria do último piso. Melhor do que ler uma descrição, é ir conferir pessoalmente, sem contar que o espaço reúne pessoas de todas as idades e diferentes tribos. Há 37 anos em Sampa nunca tinha ido lá. Amei.



Avenida São João, 439/ Largo do Paissandu.
Rua Vinte e Quatro de Maio.

E lá fui eu conhecer a GALERIA PRESIDENTE ‒ Centro Comercial Presidente, outra criação do casal Maria Berdelli e Ermanno Siffredi. O espaço também é conhecido como Galeria do Reggae. Se não é tão bonita quanto a vizinha, ainda é bastante moderna e cheia de charme. Ela também tem duas entradas. Abaixo à esquerda a entrada da Rua Vinte e Quatro de Maio em que os pisos da galeria invadem a parte superior da calçada e as lojas envidraçadas no vão central têm forma arredondada; e à direita a entrada pela Rua Dom José de Barros, que inverte o conceito. O acesso dos dois lados também é por rampas. No interior novamente o uso da claraboia para a iluminação natural e as escadas rolantes acabam funcionando também como elemento decorativo. A Galeria do Reggae é um reduto multicultural, com comércio bem variado, mas destacam-se as lojas de cabelos naturais, disco, roupas, tênis e cosméticos. (Depois de visitar e fotografar a galeria sem problema, na saída resolvi fazer uma foto e dois seguranças me abordaram, avisando que era proibido tirar fotos. Da rua não havia problema. Um passo atrás e fiz a foto final.)
Fotos: à esquerda a entrada da Rua Vinte e Quatro de Maio e à direita a da Dom José, bastante prejudicada pelos pichadores, que se esforçam para sujar os prédios da rua. 

 
Fotos: Hilda Prado Araújo.

2 comentários:

Nilton Tuna disse...

Estou adorando esse seu passeio turístico-histórico-arquitetônico pelo centro!

Hilda Araújo disse...

Estou me divertindo bastante, Nilton, fazendo turismo pela cidade. Tenho vários guias e um deles é aquele livro sobre Sampa, que me emprestou. Um abraço.