quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ENQUANTO HOUVER DOR DE COTOVELO...

Gosto de Lupicínio Rodrigues (1914-1974) desde criancinha, quando fiquei fascinada pela música que ouvia no rádio em que alguém malvado dizia que “você há de rolar como as pedras que rolam na estrada”. Como era possível, eu me perguntava, desejar algo tão terrível para uma pessoa? Ah! Essa “Vingança” me levou muitos anos depois à obra desse maravilhoso compositor gaúcho que teve em Jamelão, José Bispo Clementino dos Santos, seu grande intérprete. Muito difícil escolher uma entre as suas composições. “Volta”, ”Ela disse-me assim”, ”Esses moços, pobres moços”, ”Nervos de Aço”, ”Loucura”, ”Se acaso você chegasse”, ”Foi assim”... E por aí vai. Compôs mais de seiscentas músicas, porém, cerca de 150 foram gravadas. Criou a expressão dor de cotovelo, mal que afeta aqueles que se sentam à mesa do bar, pedem uma bebida e choram suas mágoas de amor. Nunca sairá de moda não apenas porque sempre haverá mal de amores, mas principalmente pela beleza e força de suas composições. Lupicínio Rodrigues nasceu em 16 de setembro de 1914.





2 comentários:

Nilton Tuna disse...

Foi Vingança que me levou também a Lupicínio. Mas há uma composição dele da qual eu gosto particularmente: Cadeira Vazia.

Hilda Araújo disse...

Gosto muito. Elis Regina gravou.