quarta-feira, 23 de setembro de 2020

DIA MUNDIAL DO GORILA

Caso não saiba o gorila não é apenas o maior primata existente, mas compartilha 98 a 99% do DNA com os seres humanos. É, portanto, nosso parente próximo, e, infelizmente, ameaçado de extinção por três fatores: caça para alimentação, destruição do habitat e doenças como o surto de ebola que atingiu a África Central.

Um gorila tem entre 1,40 e dois metros de altura; o peso do macho varia entre 140 e 230 quilos - a fêmea pesa entre 70 e 110 kg. É herbívoro, mas não recusa alguns insetos. Na natureza, vive em torno de 40 anos; em cativeiro, registrou-se um gorila que viveu 54 anos. São muito inteligentes. Um dos mais famosos gorilas foi Koko, uma fêmea que nasceu no Zoológico de São Francisco em 1971, foi treinada por cientistas na Universidade de Stanford na Califórnia. Ela teria aprendido a se comunicar por meio da Língua de Sinais Americana. Naturalmente, a comunidade científica se dividiu sobre os resultados: um lado confirmando sua capacidade de aprender uma língua e o outro afirmando que o resultado era devido ao condicionamento já que ela era recompensada por seu desempenho e não entendia o significado do que fazia. Enfim, Koko viveu 46 anos. Morreu dormindo.




No mundo da fantasia, sem dúvida o filme “King Kong” (1933), dirigido por Merian G. Cooper e Ernest B. Schoedsack, é um marco do cinema, misto de drama e aventura.

Nenhum comentário: