segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

ONDE ESTÃO OS TAMBORINS?

Segunda-feira de Carnaval. Aproveito a manhã de sol para uma longa caminhada (ou dose de vitamina D) pelo bairro. Ruas quase vazias. Lembro-me de uma música do compositor Pedro Caetano (1911-1992), paulista radicado no Rio: “Onde estão os tamborins?”, gravada pelo conjunto “Quatro Ases e um Coringa” e grande sucesso do Carnaval de 1947. Os tamborins este ano se calaram por questão de saúde pública e, cá entre nós, se o Carnaval tivesse sido suspenso ano passado provavelmente a situação não seria tão grave ainda.

   Pedro Caetano foi um dos grandes compositores brasileiros e entre seus sucessos estão: 1942: “Sandália de Prata” (Francisco Alves); em 1948 os foliões se esbaldaram cantando “É com esse que eu vou”, gravação de “Quatro Ases e um Coringa” e 25 anos Elis Regina repetiria a dose.u vou sozinha como gosto, sem distrações. 

A Aclimação ganha ou reforça o ar oriental com restaurantes e até um supermercado típicos. A culinária japonesa, coreana e chinesa tem várias opções. A Câmara de Comércio Brasil-China ocupa um belo casarão na Rua Safira, o restaurante China Garden se destaca na Avenida Aclimação e para quem quer comodidade ainda há o China in Box. Há pouco tempo foi inaugurado um supermercado com produtos coreanos.

Logo estou na Rua Conselheiro Furtado, me embrenhando na Liberdade. Ao atravessar o viaduto, noto que os manacás já estão feericamente coloridos ao longo da Radial Leste... Atravesso a Praça Almeida Júnior (um ótimo pintor) e me perco pelas ruas da Liberdade. A feira da praça está praticamente vazia, mas por pouco tempo porque uma multidão vai deixando a estação do metrô. Hora de retornar...

(Ah! Vi o manequim do lado de fora da loja, talvez porque não usasse máscara já que o cartaz diz que é proibida a entrada sem o acessório.)

Nenhum comentário: