segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

GINA SE FOI


Ah! A quantos filmes maravilhosos assistimos no decorrer da vida! Atores excelentes, outros nem tanto; uns belíssimos, outros mais ou menos, mas uma coisa é certa: deixaram ótimas lembranças. À medida que o tempo passa, entretanto, o elenco vai diminuindo. Assim, vão se despedindo deste palco artistas que nos fizeram, rir, chorar, causaram medo ou nos indignaram... Hoje foi a vez de Gina Lollobrigida (1927-2023), a bela italiana que, após deixar o cinema, se tornou fotógrafa e escultora.

Quando li a notícia, procurei lembrar-me dos filmes a que assisti com ela – nenhum na época do lançamento, pois ainda era criança. Dois foram em sessão da tarde ou da madrugada de algum canal de tv e outro num festival de filmes antigos do Cine Teatro Guarani em Santos. O primeiro que me veio à lembrança foi “Trapézio” (1956), mas o problema é que me lembro dele por causa de Burt Lancaster (1913-1994), um extraordinário ator americano, protagonista de obras excelentes. Outro foi “Salomão e a rainha de Sabá” (1951), que Gina Lollobrigida protagonizou com Yul Brynner (1920-1985). Fiquei em dúvida se “Pão, Amor e fantasia” (1954) era estrelado por ela ou Sophia Loren, tive que pesquisar e, confesso, não tenho a menor ideia do enredo. O título, que sempre achei muito bom, não esqueci e até uso em certas situações.

    Espero que Lollobrigida tenha sido feliz em sua longa vida.



https://www.youtube.com/watch?v=FTyZpqIwHa0

Nenhum comentário: