segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

PROGRAMA DE FÉRIAS

Quem não viajar nestas férias de verão, pode aproveitar bastante as atrações de São Paulo. O mesmo vale para quem vem de fora. Há passeios para todos os gostos. Os amantes da natureza, por exemplo, têm pelo menos cinco parques urbanos e de fácil acesso muito bonitos e diferentes para visitar – dois deles com atrações especiais: a exposição “Monet à beira d’água” e a maior roda-gigante da América Latina.


PARQUE DO IBIRAPUERA – Aqui, o visitante usufrui a beleza do parque e ainda dispõe de ótimos atrativos culturais. Os prédios têm a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer. Lá se encontram o Pavilhão Ciccillo Matarazzo (da Bienal), Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Afro Brasil, Planetário, Jardim das Esculturas e o Obelisco. O Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP) fica fora do parque com acesso pelo viaduto Ciccillo Matarazzo. Ônibus no Largo Ana Rosa (metrô Ana Rosa). Quem não quiser esperar ônibus, pode descer a rua Rodrigues Alves, uma caminhada de quinze minutos. Dispõe de estacionamento.


O JARDIM BOTÂNICO está situado, no Parque das Fontes do Ipiranga (Zona Sul). É uma das áreas verdes mais bonitas da cidade – foi inspirado no jardim botânico de Upsala (Suécia). Além das estufas de orquídeas e plantas tropicais, abriga a nascente do riacho do Ipiranga. Ingresso pago. Av. Miguel Stefano, 3031 – Água Funda. Tem estacionamento: Rua Etruscos, 52, Água Funda. Ônibus: linhas 4742-10 – Jd. Clímax, Metrô S. Judas e Saúde; 475R-10 – Jd. S. Savério, Metrô S. Judas e Saúde; e 4491-10 – Zoológico, Terminal Parque D. Pedro II.


PARQUES CÂNDIDO PORTINARI/VILLA-LOBOS – O acesso aos dois parques pode ser por trem (Linha Esmeralda – a estação Villa-Lobos-Jaguaré dá acesso direto aos parques). Até o final de janeiro a grande atração do Cândido Portinari é a maior roda-gigante da América Latina, enquanto o Villa-Lobos exibe a mostra imersiva “Monet, à beira d’água” (necessário agendamento para visita) e ainda dispõe de carrossel e outros brinquedos infantis. Dispõe de estacionamento.

 


PARQUE FERNANDO COSTA (PARQUE DA ÁGUA BRANCA) – Este parque tem um jeito rural e fica pertinho do Memorial da América Latina. Oferece várias atividades ao visitante pois dispõe de equipamentos de ginástica, espaço música, leitura e é até possível assistir a uma aula de equitação. Para os caminhantes, há a Trilha do Pau-brasil. Nos fins de semana há rodas de viola; às terças-feiras, sábados e domingos pela manhã costuma ter uma feira de produtos orgânicos. Metrô: Linha Vermelha: Estação Barra Funda. Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, Zona Oeste. 

 

Nenhum comentário: