quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

LISTA TELEFÔNICA

 

Por WhatsApp peço uma informação a uma amiga que tem excelente memória. Ela me responde que vai consultar a Lista Telefônica. Lista Telefônica??? A dela é de 2002. Eu não vejo uma desde o século passado, quando a empresa de telefonia deixou de me encaminhar a publicação e, como era um trambolho, nem me dei ao trabalho de reclamar. A última ainda foi usada para suporte para a porta. Com o telefone celular, se tornou obsoleta. Para quem não sabe a Lista Telefônica era um catálogo com as informações dos assinantes, divididas em três seções: nome, endereço e classificados – que em São Paulo eram colocados em páginas amarelas. Quem estivesse atrás de um serviço, devia consultar as famosas Páginas Amarelas. O assinante podia optar por não constar catálogo – meu caso. A lista era atualizada anualmente: o assinante devolvia a anterior para receber a nova. A primeira lista telefônica foi publicada em 21 de fevereiro de 1878 em New Haven, Cunnecticut (EUA).

            Para não ter que manusear a todo momento a lista, as pessoas mantinham agendas com os números das pessoas com quem mantinham contato frequente e das empresas de serviços mais utilizadas – farmácia, quitanda, mercearia etc. De familiares e amigos íntimos geralmente sabíamos de cor. Agora, os números de novas chamadas ou ligações feitas para estranhos vão automaticamente para os contatos e basta confirmar ou deletar. Outro dia esqueci as chaves na caixa de entrada do banco e só percebi depois das 16 horas. Notei que estava sem o celular e, de repente, meu mundo caiu: descobri que não sabia o número de telefone de ninguém. Ninguém! Saí correndo e ainda encontrei um funcionário no banco que, após me identificar, foi buscar as chaves e trouxe junto o celular, que também ficara na caixinha. O celular é hoje um aparelho de mil e uma utilidades – paga compras, tira fotos, manda recados, é mapa, é espelho e, entre tantas coisas mais, até faz ligações telefônicas. (O telefone da foto é da Casa de Mário de Andrade.)




Nenhum comentário: