terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

NOVAS FRONTEIRAS

Meu avatar. Gifts.eco.br

 

Os ditos populares estão fora de moda, mas vez por outra me lembro deles. Recentemente, comprovei que não se deve dizer “desta água não beberei”. Nos tempos da escola, detestava as aulas de Educação Física, especialmente dos jogos, sem contar a atitude autoritária da maioria das professoras que tive. Felizmente, nos cursos noturnos me livrei da matéria. Desde então, meu único exercício, feito com prazer, tem sido a caminhada.

Caminhada urbana para desfrutar da cidade; entretanto, com a idade alguns problemas físicos surgiram e em 2023 um médico recomendou academia, fisioterapia e preencheu uma receita de anti-inflamatório e analgésico. Guardei a receita. Evito as duas medicações, mas nunca se sabe. Fui para a fisioterapia e acupuntura; e, depois de hesitar muito, fui fazer ginástica com um grupo de pessoas muito experientes. A última vez em que fizera exercício fora em 1963. Há quase um ano me exercito duas vezes por semana.

Não contarei minhas desventuras na quadra, mas direi que, surpreendentemente, após a primeira sessão em que tudo doía e rangia, saí sem dores ou cansaço provocados pelos exercícios. Fiquei animada. Nas aulas seguintes, quando não conseguia fazer alguns movimentos, a professora estava ao lado, incentivando e me ajudando a perseverar, como faz com cada aluno. Após dois meses estava me sentindo muito melhor e, atualmente, estou quase recuperada.

A experiência inusitada do ano passado não foi só a ginástica: acabei participando de uma quadrilha junina – coisa que não fez parte das programações da escola que frequentei, ou se fez, não lembro. Não gosto, não sou coordenada. “Não tem importância! Ninguém repara!”  E lá fui eu aos 77 anos participar de uma quadrilha junina! Acho que não dei vexame.

Outro aspecto muito bom foi conhecer pessoas com histórias de vida extraordinárias e que agora se esforçam na quadra para manter a saúde. Como o sr. Manezinho, que frequenta outra turma, mas encontrei na festa de aniversário oferecida a ele pelos colegas. O sr. Manezinho estava comemorando 104 anos! Já está inscrito nas aulas deste ano. Só tenho agradecimentos para a nossa professora.


Nenhum comentário: