sexta-feira, 1 de junho de 2018

ENCONTRO NA PAULISTA


Av. Paulista: mirante do SESC, 2018.
Sexta-feira com jeitão de sábado. Ótima para aproveitar o sol da manhã de outono. Escolhi a Avenida Paulista, começando pelo início, naturalmente. No Hospital Santa Catarina, parei para admirar os painéis de bronze e, quando terminava de ler a placa explicativa, fui abordada por um senhor. Muito elegante em um blazer de caxemira bege, um cachecol xadrez do mesmo tecido e boina, tudo combinando perfeitamente. Perguntou-me do que se tratava o texto. Embora estranhasse a situação, disse que era um resumo do conteúdo dos painéis que adornam a fachada do prédio e tratam da história da medicina. Então, ele me pediu, por favor, se poderia ler para ele, pois tinha dificuldade para enxergar (realmente o fundo dos painéis é escuro). Ao começar, ele me interrompeu. Ouvia mal e ele precisava ficar de frente para mim para acompanhar o movimento dos lábios. 

Quando terminei a leitura, agradeceu muito e teceu comentários sobre a profundidade do conteúdo. Bem humorado, se admirou que o hospital seja de 1906. “Bem antes do nosso tempo” – comentou, divertindo-se. Então, disse ele, em retribuição à minha gentileza, ia me sugerir a leitura de um livro, que ele ganhara do neto e do qual ele gostara demais: “SAPIENS. Uma breve história da humanidade.” Sorri. “O senhor tem razão. É ótimo. Já li duas vezes”- contei a ele. O velho senhor ficou satisfeito por ter sugerido algo que eu já conhecia e aprovara, e explicou-me que já comprara “HOMO DEUS. Uma breve história do amanhã”. Assegurei a ele que ia ser uma leitura tão boa quanto a primeira, pois como ele, eu quis conhecer também as perspectivas que se abrem para o futuro do homem. Trocamos um aperto de mão e nos despedimos. Foi um encontro bem inusitado e muito agradável. Continuei meu passeio pela Avenida Paulista – ida pelo lado par e volta pelo impar.
Os textos dos painéis do Hospital Santa Catarina são de Eduardo Cury e as obras foram fundidas por Diego M. Ortega.
Os dois livros são do historiador israelense Yuval Noah Harari.  

Nenhum comentário: