quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

FAULKNER E OS PAULISTAS




“Quando cheguei ao Brasil uma semana atrás, pensava ter vindo como forasteiro. Estava enganado. Pensava ter vindo como homem de meia-idade, para visitar um país que seria também de meia-idade, em virtude de sua longa história. Enganara-me novamente. Descobri uma cidade, São Paulo, que nunca poderia ser de meia-idade porque é demasiadamente dinâmica e confiante em si mesma. Espero apenas que o que eu deixo aqui se iguale, um pouco pelo menos, à recordação e à admiração por uma cidade incrível e hospitaleira que levarei comigo para casa. 14-agosto -1954.”



William Faulkner (1897-1962), prêmio Nobel de Literatura de 1950, chegou a São Paulo no domingo, 8 de agosto de 1954 para participar do Congresso Internacional de Escritores, parte das comemorações do quarto centenário da cidade. Ficou hospedado no Hotel Esplanada na Praça Ramos de Azevedo (atualmente escritórios do grupo Votorantim). Foi pouco visto no congresso, onde fez palestra para jovens poetas.. Passou mais tempo no hotel e fez alguns passeios pela cidade. No MASP (e em outros locais que visitou), deitou-se no chão por causa das dores nas costas, que atribuía a ferimentos na I Guerra, em que nunca combateu de acordo com o biografo Joseph Blotner (1923-2012).
Visitou o Instituto Butantã, onde segurou cobras enquanto gritava várias vezes “Sou um fazendeiro!”. Quem contou o fato foi a escritora Lygia Fagundes Telles (cujos olhos encantaram o americano), que acompanhou Faulkner a alguns compromissos. No Jockey Club de São Paulo, assistiu a corridas, mas não apostou; ainda visitou fazendas de café que lhe despertaram o interesse pelo preço da terra e pelos tipos de plantio. Lygia Fagundes Telles (1923) também lembrou mais tarde que Faulkner se entusiasmou com a constelação do Cruzeiro do Sul. Não se esqueceram de marcar uma audiência com o governador de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez (1913-1982) que, indelicadamente, deixou Faulkner esperando bastante para recebê-lo.
Antigo Hotel Esplanada, atual Secretaria de Estado da Agricultura.

Antes de partir, escreveu aos paulistas a mensagem acima que deixou na recepção do hotel. Aliás, não foi a única coisa que Faulkner deixou no Esplanada. A gerência do hotel telefonou para Lygia Fagundes Telles avisando que Faulkner esquecera uma sacola xadrez, onde mais tarde ela encontrou vários livros dados ao americano por escritores brasileiros, como se podia constatar pelos autógrafos. Lygia, polidamente, justificou o “esquecimento”: como Faulkner não falava português, a sacola seria um peso inútil para ele. Os livros foram doados para a Biblioteca Municipal.
William Faulkner é autor de “Palmeiras selvagens”, “O som e a fúria”, “Luz em agosto”. 

2 comentários:

Danilo Angrimani disse...

Muito interessante, Hilda. Bem legal. Parabéns.

Hilda Araújo disse...

Obrigada, Danilo. Um abraço.