quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SÃO PAULO: REMINISCÊNCIAS DO GEÓGRAFO.

“A cidade – para quem viver mais do que se poderia esperar – é um amplo campo de recordações multivárias. Cada canto. Cada rua. Cada ladeira. Cada viaduto. Tudo é motivo para sentidas recordações. Para alguns de nós, não há como abafar a trajetória regressiva do pensamento. A gente pode ter saudade até daquilo que não viu. Razão pela qual é de todo conveniente selecionar as memórias.
 (...)
E nós, estudantes, curiosos, sedentos de conhecimentos sobre a grande cidade, costumávamos percorrê-la, linha por linha, nas tardes de sábados, domingos e feriados. A trama das linhas (de bondes) – um pouco mais complexa do que agora apresentada – facilitava a vida de comerciários, operários, estudantes, funcionários públicos, fregueses de lojas e fieis rezadores das igrejas centrais.
Era barulhento: rodas de aço sobre trilhos de aço. Mas, também, o bonde era bom e barato, e relativamente rápido para extensões radiais de quatro a sete quilômetros. À noite havia de se cuidar com os horários, porque, após certas horas, a circulação entrava em recesso para voltar apenas nas primeiras horas da manhã seguinte, em plena madrugada.
Não foi uma nem duas vezes que eu e Florestan Fernandes saímos da Praça da República e fomos a pé até a Praça da Sé, pelo eixo da Rua Barão de Itapetininga - Viaduto do Chá, Praça do Patriarca – Rua Direita para apanhar o Bonde Belém – Quarta Parada. Florestan parava na Rua do Belém, onde morava em uma modesta pensão. E eu prosseguia até a Rua Padre Adelino, onde morava com a família, em uma casa pequena e pobre, ao lado de uma vila-cortiço.” 
Aziz Nacib Ab’Saber: São Paulo: Ensaios Entreveros.  EDUSP/Imprensa Oficial, 2004.








AZIZ NACIB AB’SABER (1924-2012), geógrafo e professor da USP. Tive o prazer de entrevistá-lo algumas vezes tanto na época em que trabalhei na USP quanto no período da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Deixou uma vasta obra que inclui entre muitas outras: “Litoral Brasileiro”, “Amazônia: do discurso à práxis” e “A Terra Paulista”.
Foto HPA: Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, 2014.

Nenhum comentário: