segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

UMA RUA COM O MELHOR DE SÃO PAULO.

A Rua Quinze ou XV de Novembro começou a se delinear no século XVII e em 1900 era “... a principal rua da cidade, a de mais comércio e animação. Para ela converge tudo quanto São Paulo tem de melhor”, segundo um cronista da época. Mas este nome ela ganhou apenas em 1916, segundo a Prefeitura. Atualmente, ainda restam alguns belos prédios antigos para nos animar.


Na esquina com a Rua Três de Dezembro, encontra-se o prédio que foi sede do Banco Alemão (Brasilianische Bank für Deutschland) até 1942, quando o Brasil entrou na II Guerra Mundial e, em seguida, o Governo nomeou interventores para o encerramento das atividades dos bancos pertencentes aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão*). Nesse período o prédio também foi alvo de depredações. O edifício em estilo neorromântico alemão foi erguido em dois momentos diferentes: a fachada é de 1887 enquanto a lateral da Rua Três de Dezembro remonta ao período entre 1910/1914. Ao longo do século passado o prédio sofreu descaracterizações, contudo, ainda impressiona pela beleza sólida. Projeto de Guilherme Krug & Filhos.
 Rua XV de Novembro, 268. 
*Curioso que em 1942 o Brasil não declarou guerra ao Japão, o que ocorreu apenas em 1945, quando a guerra na Europa já terminara. 
Diferente de tudo que há no Centro, o prédio do Banco Francês-Italiano é um projeto do arquiteto italiano Guido Miceli, estabelecido em São Paulo em 1888. O edifício tem quatro pavimentos e porão, estrutura de concreto e alvenaria de tijolos. Cópia adaptada do Palazzo Strozzi de Florença, a obra começou em 1919 e foi concluída por Giuseppe Chiappori, após a morte de Miceli. 
Rua XV de Novembro,213. Foto: setembro 2019.
A sede do Banco Alemão está para alugar. Terça, 7 de janeiro de 2020.

Entrada da Rua XV.

Nenhum comentário: