quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

"BOAS FESTAS" DE ASSIS VALENTE

“Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel” e “felicidade fosse um brinquedo de papel”. Entre tantas músicas natalinas brasileiras, sem dúvida, Assis Valente foi quem conseguiu expressar o lado realista dessa festa de família que se transformou em evento comercial: É assim que ele nos deseja “Boas Festas”, convidando à reflexão.

       O compositor baiano José de ASSIS VALENTE (1911-1958) teve uma vida perturbadora desde a infância, o que o levou várias vezes ao limite até que em 1958 terminou tragicamente num banco de jardim na praia do Russel (Rio de Janeiro). Dívidas levaram-no ao suicídio pouco antes de completar 47 anos. Assis Valente foi um compositor de grande sucesso – entre 1933 e 1940 teve 25 sambas e marchas de sua autoria gravados por Carmen Miranda. Uma delas foi “Camisa listrada”.




BOAS FESTAS

Anoiteceu
O sino gemeu
E a gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem.





Nenhum comentário: